2ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu- FECEEC
A FECEEC, Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Catu, é um projeto que surgiu em 2016, tendo como principal proposta incentivar a Educação Científica e a popularização das Ciências. Estudantes e professores do ensino fundamental II, ensino médio regular e técnico, são convidados a ensinar e aprender a partir de uma metodologia de investigação, que potencializa a problematização, a reflexão e a busca por possíveis soluções. Tendo como principal referência à realidade na qual os estudantes e professores estão inseridos, a feira de ciências, em todo o seu processo, possibilita a existência da pesquisa ainda na educação básica, promovendo uma educação efetivamente libertadora, proposta por Paulo Freire ainda na década de 60, que ainda hoje não se concretizou nos espaços educativos do Brasil.
As escolas estaduais que participam da FECEEC estão inseridas num programa, da secretária estadual de educação da Bahia, de incentivo a prática da educação científica, o projeto Ciências na Escola foi implantando em 2012 em toda a Bahia. Na primeira edição da FECCEC, 2016, participaram o Colégio Maria Isabel de Melo Góes e o CEEP Pedro Ribeiro Pessoa. Na segunda edição que ocorrerá em 31 de agosto de 2018, todas as escolas da rede estadual da cidade de Catu irão participar: Colégio Maria Isabel de Melo Góes, CEEP Pedro Ribeiro Pessoa, Colégio Antônio de Deus Seixas, Colégio Doutor Antônio Carlos Magalhães e Colégio Doutor Luiz Viana Filho.
A 2ª FECEEC irá ocorrer no Centro Administrativo da cidade de Catu, além dos projetos de iniciação científica e empreendedorismo, haverá também atividades culturais protagonizadas por estudantes das escolas estaduais envolvidas e palestras para os professores orientadores. A previsão é que teremos 40 projetos distribuídos nas categorias de Ciências Humanas, Engenharia, Linguagens, Ciências da natureza e da terra, Matemática, Saúde, Educação e Empreendedorismo.
Quem poderá participar?
Estudantes matriculados em uma das cinco escolas da rede estadual da cidade de Catu. Professores orientadores e coorientadores que lecionem nas escolas da rede estadual na cidade de Catu, os professores podem ser do quadro efetivo ou servidores contratos por tempo determinado, inclusive os monitores do Mais Educação, desde que sejam graduandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário