Encontra-se localizado em uma das mais importantes praças da cidade de Catu, a Praça Duque de Caxias. Nesta praça estão também erguidos os mais importantes prédios da cidade: a Prefeitura Municipal de Catu de 1939, o Posto Médico Estadual de 1949, a Câmara de Vereadores, a Igreja Matriz de 1871, além de residências e o prédio do antigo Colégio Cenecista Senhora Santana.
O colégio sempre primou pelo bom ensino, para a formação de cidadãos. Dos seus ex-alunos, temos: médicos, advogados, engenheiros, gerente de banco, professores e, principalmente pais de família, que retornavam a escola nas pessoas de seus filhos. Os frutos desse trabalho prendiam-se ao fato de terem sempre profissionais dedicados. Por esse querido colégio passaram as diretoras: Alice Cerqueira Guimarães, Elisia Augusta de Oliveira, Helena Araújo Lima, Maria Claret da Matta, Maria José Costa Menezes, Ana Maria dos Santos Pinto, Maria de Lourdes Soares, Maria Joanil Souza, Maria Lúcia Pinto Ribeiro, Edcleide Valença, entre outras, e as abnegadas professoras: Inês Diamantino Seixas, Olga Darcia, Maria Pena, Joselita Assunção, Aureolina, Iraildes, Edna Vasconcelos, Sulamita Farias, Maria de Oliveira, Cássia Regina Lago e outras heroínas que tanto fizeram pela educação.
Tratava-se de um colégio de médio porte com apenas 4 (quatro) salas de aula. Funcionava os três turnos, com um total de 500 alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A clientela estudantil era bastante diversificada. Havia alunos que residiam no centro da cidade, em outros bairros, na periferia e na zona rural. Para se deslocarem até a escola alguns alunos utilizavam transporte escolar particular, ônibus coletivo, outros a pé e os da zona rural em transporte fornecido pela Prefeitura Municipal.
A missão do Colégio era oferecer um ensino de qualidade para que o aprendiz tivesse atuação crítica e participativa na sociedade, motivado pelos ideais de qualidade e solidariedade ao próximo.
A visão era tornar-se um Colégio de referência pela qualidade de ensino que oferecia, pela maneira como atendia a clientela e pela competência profissional de sua equipe.
Seus principais valores eram:
* LIBERDADE
Individual de ideias.
* AUTONOMIA
Para caminharem independente.
* JUSTIÇA
Esperada dos nossos governantes.
* CONHECIMENTO
Causa de todo esforço.
Hoje, o Colégio não funciona mais, o mesmo fora fechado em dezembro de 2009 e o prédio será aproveitado como espaço cultural pela gestão do atual Prefeito Geranilson Requião. O Colégio Estadual Dr. Inocêncio Góes foi fundado em 11 de dezembro de 1927, na administração do Prefeito Oscar Pereira de Souza, sendo Governador do Estado à época, o ilustre Dr. Góes Calmon. O prédio onde funcionava o colégio possui uma arquitetura clássica, sendo restaurado ao longo dos seus 86 anos e conservando-se a mesma estrutura, e atualmente, encontra-se em reforma. Tendo como patrono Dr. Inocêncio Marques de Araújo Góes Junior, figura ilustre nos meios sociais, políticos e literários, renomado jurista.
Por: Cacau Souza
Fonte: Impacto catu
Para acessar ao site do Impacto catu Clique Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário