Compartilhar vídeos, fotos e áudios, organizar fóruns, publicar
textos e ainda interagir com amigos e colegas. Apesar da semelhança, as
ações descritas não fazem parte de plataformas digitais como Facebook e
Orkut, mas sim da Espaço Aberto, rede social desenvolvida pela
Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), voltada para
professores e alunos.
A ferramenta está funcionando desde o último mês de junho, mas ainda
não chegou às salas de aula, pois está na fase de formação dos
professores para utilizarem a plataforma como aliada no processo de
ensino. Segundo a SEC, a plataforma deve ser lançada em toda a rede
estadual no próximo ano.
Coordenador da Rede Anísio Teixeira, que desenvolveu a Espaço
Aberto, Yuri Wanderley diz que o principal objetivo da ferramenta é
estimular o uso das novas tecnologias nos processos de ensino e
aprendizagem. "Além de constituir uma rede de colaboração e produção",
completa. A Rede Anísio Teixeira é vinculada ao Instituto Anísio
Teixeira (IAT), órgão da SEC.
Eduardo Martins | Ag. A TARDE
Ferramenta - Quando passar a ser utilizada por
alunos e professores,a rede social será um canal para compartilhar
atividades, criar fóruns e comunidades, disponibilizar conteúdos
multimídia e interagir com estudantes de outras escolas e cidades que
estejam conectados à rede.
O layout da Espaço Aberto é semelhante ao do Orkut. "Quando
começamos a fazer, a moda era o Orkut, mas hoje é o Facebook. Estamos
estudando uma adaptação", diz Yuri Wanderley.
Segundo ele, o nome da rede pode ser modificado. "Espaço Aberto é a
principal proposta de nome, mas isso ainda não se consolidou", explica. O
coordenador diz ainda que a plataforma deverá ser aperfeiçoada, à
medida que os professores em formação deem sugestões.
Após o lançamento, alunos e professores poderão criar perfis, a
partir do número de matrícula na rede estadual. "Os pais poderão criar
um perfil de amigo da comunidade, que será uma conta de pessoas de fora
da rede estadual. Estas contas terão um professor responsável", explica
Wanderley.
Segundo ele, todos os conteúdos impróprios que forem compartilhados e não tiverem fins educativos poderão ser excluídos.
Interação - Na opinião de professores da rede
estadual que já conhecem a plataforma, a principal vantagem da Espaço
Aberto é a troca de experiências.
"Há muito conteúdo bom sendo produzido, mas não tem um lugar comum
para compartilhar e ver ao mesmo tempo. A Espaço Aberto pode mudar
isso", diz a professora de biologia Márcia Almeida.
O professor de matemática Samuel Oliveira destaca que o sucesso da
rede dependerá do uso em sala de aula. "Se o docente utilizar a
ferramenta para aproximar os alunos dos conteúdos, contextualizando com
sua realidade, então terá sucesso".
Para os professores de física e química Luciano Albuquerque e Rodnei
Souza, respectivamente, a plataforma auxiliará os professores na
mediação dos conteúdos, além de criar métodos que tornem o ensino mais
atrativo.
Já a pedagoga da Rede Anísio Teixeira, Sandra Lopes, opina que a
Espaço Aberto será um incentivo à produção de conteúdos que tenham
relação com o cotidiano.
Apesar de ainda não terem contato com a plataforma, os alunos se
mostraram satisfeitos com a iniciativa. "Vai nos proporcionar mais
alternativas de aprender os assuntos", diz Rafael Santos, estudante do
primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Aplicação Anísio
Teixeira.
Aprendizagem - Especialista em educação e tecnologia, Lynn Alves salienta que a rede social deve ser encarada como um espaço de aprendizagem.
"Deve ser utilizada para a produção de conteúdo também pelos alunos.
Eles não devem ser apenas receptores", diz Lynn, que é professora da
Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Segundo ela, a discussão em sala de aula pode ser expandida, a
partir do momento em que os alunos levem os temas trabalhados em sala
para a rede social. "A escola ainda está um pouco atrasada. Os
professores utilizam as redes sociais para fins pessoais, mas não
conseguem usar isso pedagogicamente", ressalta.
Fonte: Luan Santos - Jornal A Tarde - http://atarde.uol.com.br/vestibular/materias/1465209
Materia extraida do site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
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