segunda-feira, 12 de novembro de 2012

I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura agita Salvador

Uma série de atividades envolvendo ciência, matemática, música, literatura, artes visuais e cinema reúne os estudantes da rede estadual da Bahia para o I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, entre os dias 23 e 30 de novembro. O evento, que acontece em Salvador, marca a inauguração do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, no Colégio Central (Nazaré), e promete agitar o circuito cultural da capital. A programação valoriza as produções estudantis desenvolvidas na escola e apresentadas em mostras, feiras, sessões fílmicas e festival de canções abertos ao público.
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A abertura oficial do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, acontece no dia 26 de novembro, com a inauguração do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), no Colégio Central (Nazaré). O encerramento será no dia 30, com a grande final do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), na Concha Acústica do TCA, quando são esperados cerca de 5 mil estudantes vindos de todos os territórios da Bahia. O Encontro conta, ainda, com a II Feira de Ciências da Bahia, VII Feira Baiana de Matemática, os projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove), todos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nas escolas públicas estaduais.
As atividades do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura acontecem em espaços como o Palácio da Aclamação, Passeio Público, Largo do Pelourinho, Centro de Cultura da Câmara Municipal, Praça Thomé de Souza e Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Além de demonstrar seus conhecimentos, expressões, criatividade e talentos, os estudantes participam de expedições a museus, ateliês de arte, monumentos históricos e compartilham ideias e experiências em conferências, palestras e debates.
PROGRAMAÇÃO:

23 a 30 de novembro
Culminância de projetos científicos, artísticos e culturais desenvolvidos nas escolas da rede estadual, que valorizam o protagonismo estudantil e contribuem para o processo de aprendizagem e a garantia do direito de aprender.
Participação de estudantes da rede estadual dos diversos territórios, acompanhados de professores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc).
Inauguração do Centro Juvenil de Ciência e Cultura/ Feira de Ciências/ Feira de Matemática/ Festival Anual da Canção Estudantil (Face)/ Artes Visuais Estudantis (AVE)/ Tempos de Artes Literárias (TAL)/ Produções de Vídeos Estudantis (Prove)/ Educação Patrimonial e Artística (EPA)/ Mostra Jorge Cine Amado/ Conferências/ Cursos/ Oficinas/ Circuitos culturais com visitas a museus, igrejas e monumentos históricos.

CIÊNCIAS

INAUGURAÇÃO DO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA
(CJCC CENTRAL)
26 de novembro
18h30 às 21h00
Colégio Central da Bahia – Nazaré

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) amplia o projeto de Educação Integral do Estado da Bahia, proporcionando ao estudante do ensino médio a possibilidade de experimentação científica e a prática de atividades culturais, em horário e espaço diferentes da escola regular. O CJCC funciona no Colégio Central da Bahia, de segunda a sábado.

II FEIRA DE CIÊNCIAS DA BAHIA

26 e 27 de novembro
9h00 às 18h00
Palácio da Aclamação – Passeio Público
A Feira de Ciências da Bahia faz parte do programa Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), para fortalecer a educação científica nas escolas estaduais. A Feira de Ciências oportuniza a estudantes e professores a experimentação e a investigação dos conhecimentos científicos. Serão apresentados 70 projetos idealizados por estudantes.

MATEMÁTICA

VII FEIRA BAIANA DE MATEMÁTICA
26 e 27 de novembro
9h00 às 18h00
Palácio da Aclamação – Passeio Público
A Feira Baiana de Matemática é realizada pelo Núcleo de Educação Matemática do Departamento de Educação - Campus VII da UNEB, em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O projeto, que envolve estudantes e professores, incentiva o intercâmbio de experiências exitosas, a divulgação e a popularização dos conhecimentos Matemáticos. Durante a feira, poderão ser conferidos 80 trabalhos experimentais idealizados pelos estudantes.

MÚSICA

5º FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL - FACE
30 de novembro
18h00 às 22h00
Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Campo Grande
O Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil da Bahia. Criado em 2008, o Face tem caráter educativo, artístico e cultural. Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o projeto promove a participação e o envolvimento dos estudantes no processo de criação das canções. A apresentação final conta com 15 canções de autoria de estudantes do ensino fundamental e médio.  

LITERATURA

SARAU ESTADUAL DO TAL - TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA
28 de novembro
18h00 às 21h00
Praça das Artes – Centro Histórico de Salvador
O projeto Tempos de Artes Literárias (TAL) reafirma, desde 2009, a consciência crítica e social dos estudantes e exalta a diversidade cultural do estado, por meio de produções literárias dos mais variados gêneros. Os sentimentos e as percepções dos estudantes são apresentados em cordéis, crônicas, contos e poemas. Ao todo, 33 obras fazem parte da mostra estadual.

ARTES VISUAIS

5ª MOSTRA DO AVE - ARTES VISUAIS ESTUDANTIS
29 de novembro a 13 de dezembro
17h00 às 21h00
Palácio Rio Branco - Praça Municipal
Vernissage - 29 de novembro - 17h00 às 21h00
O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, instrumento de mudanças e de possibilidade de interação com outras culturas. Pinturas, desenhos e esculturas são algumas das técnicas utilizadas pelos estudantes para expressar suas percepções por meio das artes visuais. Ao todo, 99 obras compõem a mostra estadual.

PATRIMÔNIO

AVENTURAS PATRIMONIAIS DO EPA - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARTÍSTICA
28 de novembro
14h00 às 17h00
Praça Pedro Arcanjo – Pelourinho
O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), lançado em 2012, convida os estudantes a apresentarem álbuns com imagens e textos, que identificam, valorizam e defendem o patrimônio histórico, artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos.

CINEMA

MOSTRA JORGE CINE AMADO
27 de novembro
9h00 às 18h00
Cine XIV - Pelourinho
A Mostra Jorge Cine Amado comemora o centenário de nascimento de Jorge Amado com a exibição dos filmes brasileiros: Capitães da Areia e Quincas Berro D’Água, adaptações das obras literárias do escritor baiano; e do documentário Jorge Amado, de João Moreira Salles. As sessões são antecedidas por palestras e debates.

MOSTRA DE VÍDEOS DO PROVE - PRODUÇÕES DE VÍDEOS ESTUDANTIS

29 de novembro
9h00 às 12h00
Cine Glauber Rocha – Praça Castro Alves
O projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), criado em 2012, motiva os estudantes a transformarem os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas em argumentos para roteiros de produções audiovisuais, a partir de qualquer solução tecnológica. A escolha de temáticas para a criação é livre e, geralmente, determinada pelas vivencias dos estudantes.
 
CURSOS E CONFERÊNCIAS

CURSOS PREPARATÓRIOS
Cursos para estudantes finalistas do Face
23 a 30 de novembro
8h30 às 18h00
Hotel Villa Velha (Corredor da Vitória) e Estúdio Pracatum (Candeal)
Cursos para estudantes finalistas do TAL
24 a 30 de novembro
8h30 às 18h00
Hotel Sol Barra - Barra
Workshop de Capacitação para Professores - A Literatura Poética de Vinícius e Drummond
27 de novembro
9h00 às 19h00
Auditório do Sesc-Senac - Pelourinho
 
CICLO DE CONFERÊNCIAS

27 e 28 de novembro
8h00 às 17h00
Largo do Pelourinho / Arena do Teatro Sesc-Senac - Pelourinho
Centro de Cultura da Câmara Municipal – Praça Thomé de Souza

O Ciclo de Conferências promove a discussão de temáticas variadas com ênfase no protagonismo juvenil. O debate destaca o trabalho de reconhecimento e defesa do patrimônio artístico, histórico e cultural e as manifestações artísticas literárias, musicais e visuais.
 
OFICINAS ARTÍSTICAS

27 a 29 de novembro
9h00 às 11h00 e 14h00 às 16h00
Sombreiros na Praça Tomé de Souza, Solar do Ferrão e ruas do Centro Histórico de Salvador.
As oficinas artísticas visuais, musicais, literárias e de capoeira são espaços abertos à experimentação para o desenvolvimento da cultura artística e corporal.

CIRCUITO CULTURAL

CIRCUITOS CULTURAIS
27 a 29 de novembro
9h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00

Visitas guiadas a museus, ateliês e monumentos históricos e atividades artísticas: rodas e varais literários e rodas de capoeira.

Fonte: SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário