A comunidade do Colégio Antônio Carlos Magalhães, no município baiano
de Santa Inês (290 km de Salvador), está comemorando a seleção do
projeto Leitura Ilumina a Vida para fazer parte do documentário Leitura,
Cultura e Arte, do Ministério da Educação (MEC). O trabalho realizado
na unidade escolar servirá de exemplo para as escolas de todo o Brasil.
A produtora Aldeia (parceira do MEC), que está realizando uma série de
gravações de experiências exitosas de incentivo à leitura e produção de
texto em diversas regiões do país, já esteve na unidade escolar para
registrar as imagens.
“A nossa comunidade escolar está muito feliz por ter sido
contemplada pelo MEC. Essa escolha, como projeto piloto, é uma
reafirmação de que estamos no caminho certo e prova que a escola pública
é capaz de promover educação de qualidade. O fato de uma escola
estadual de uma pequena cidade do interior com 11 mil habitantes ter
sido selecionada é motivo de muito orgulho e só contribuiu para a nossa
autoestima”, declara o diretor do Colégio ACM, de Santa Inês, Hérmeson
Novais Eloi.
O projeto Leitura Ilumina a Vida, realizado desde 2010, ao longo do
ano letivo, está em sua terceira edição, envolvendo estudantes,
professores, funcionários e pais de alunos. “É uma atividade
interdisciplinar, coordenada por professores de linguagem, com a
participação de todos os professores das demais áreas”, explica o
diretor. O projeto, que associa leitura, interpretação e produção de
textos com as artes e a cultura, culmina com uma semana de apresentações
de música, teatro, dança e poesia.
“É um orgulho muito grande para todos nós da comunidade escolar. O
interessante é que os estudantes perceberam que a leitura não pertence a
uma única disciplina e, sim, de um requisito essencial para todo o seu
desenvolvimento e aprendizagem”, afirmou a professora Edna Adriana Costa
Matos Lima, uma das coordenadoras do projeto.
Empolgação – Os estudantes também estão empolgados. “Antes, eu lia
meio que por obrigação. Hoje, digo que gosto de ler e leio bastante, com
prazer. Esse projeto é bem estimulante porque a gente sai da rotina da
sala de aula e aprende de uma outra forma, mais divertida e
inspiradora”, declarou o estudante Hérmeson Oliveira, 13 anos, aluno da
7ª série.
A colega Rafaela de Almeida, 12 anos, 6ª série, também diz gostar de
ler, principalmente livros de aventura e poesia. “Esse projeto é muito
importante porque, além de aprendermos mais sobre a importância dos
autores, somos estimulados a nos envolvermos mais com a leitura, não por
obrigação, mas por prazer”.
Os pais dos estudantes, da mesma forma, vibram com o sucesso do
projeto. “É muito bom esse trabalho que o colégio vem desenvolvendo.
Tenho três filhos matriculados nessa unidade escolar e percebo o quanto
eles estão estimulados para a leitura. Eles que só queriam saber de
computador e celular; hoje já param para ler, a pegar livros emprestados
na biblioteca, melhoraram a escrita”, contou a mãe Ana Rita Silva, que
também é aluna do colégio.
Resultados – Segundo o diretor do colégio, o
projeto Leitura Ilumina a Vida já traz inúmeros resultados positivos.
“Aumentou a frequência na biblioteca, os estudantes melhoraram seu nível
de leitura e aproximamos da população por meio dos pais de alunos”,
enumera.
O documentário Leitura, Cultura e Arte divulgará duas iniciativas –
além do Leitura Ilumina a Vida, foi contemplado o projeto Poeta do
Serafim, realizado em Rio Branco, no Acre, que associam a produção de
texto com a arte e a cultura. A iniciativa do MEC tem como objetivo
divulgar e incentivar a criatividade, a produção de arte e o trabalho
lúdico, para uma melhoria da leitura e escrita.
Serão abordados temas como dificuldades enfrentadas que levaram à
criação dos projetos; os caminhos escolhidos para o desenvolvimento de
cada atividade; os resultados alcançados.
A expectativa, segundo o diretor Hérmeson Eloi, é que esses
documentários sejam divulgados nas TV Escola e TV Futura, além da TV
Cultura e TV Educativa. “Também deverá ser distribuído para escolas
públicas de todo o país”, diz.
Fonte: SEC
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