Na visão da professora Giovane Bassani Deconto, que dá aulas de
língua portuguesa a turmas do sétimo e nono anos, os contatos com os
escritores têm levado a um aumento no interesse dos alunos pela leitura.
Além de participar das atividades da Feira do Livro, Giovane adota
projetos nas aulas. Folclore na Escola é um deles. “Por meio da música,
do teatro e das lendas, o aluno se transforma em um verdadeiro cidadão,
conhecedor de sua cultura, participativo e atuante”, diz a professora,
formada em letras. Ela atua no magistério há mais de 15 anos.
“Por meio da leitura, os alunos conseguem desenvolver melhor as
ideias nos textos que produzem, e a ortografia é favorecida”, relata a
professora Alessandra Lopes de Oliveira, que dá aulas de português no
ensino fundamental, no médio e em turmas de educação de jovens e
adultos. Ela aproveita o interesse dos estudantes pelo teatro para
estimular o aprendizado. “Os estudantes conseguem captar a alma das
obras e fazem excelente releitura dos livros”, revela Alessandra, há 15
anos no magistério, com licenciatura em letras. “Eles também gostam de
participar de peças teatrais, pois perdem o medo de falar em público e
se divertem.”
Já a professora Marli Dagnese Fiorentin desenvolveu vários projetos
durante os 32 anos de atuação no magistério para estimular a leitura e a
escrita e integrar tecnologias. Com graduação em letras e
especialização em tecnologias em educação, ela trabalha com alunos da
educação infantil.
Blogue — A ferramenta tecnológica mais utilizada por Marli
é o blogue. Ela participa de cinco pessoais, três colaborativos e 14
sobre projetos educativos. A professora leva as atividades de literatura
para o espaço virtual, com projetos de intercâmbio escolar e também com
escritores de obras apresentadas em sala de aula.
No blogue Livrolândia, os alunos trocam impressões sobre obras que leram. No Ficção versus Realidade, textos literários são o ponto de partida para o desenvolvimento de temas do cotidiano. Os blogues Debaixo de Mau Tempo e Verdade ou Consequência
partem de obras lidas pelos alunos na Feira do Livro. Segundo Marli, na
educação infantil, o foco das aulas de língua portuguesa está na
alfabetização e no incentivo à leitura. Nesse caso, os blogues são
usados para criar uma ponte com as famílias e também como um espaço para
as crianças publicarem suas produções e participarem de jogos
interativos, nos quais desenvolvem habilidades de letramento.
Em 2011, Marli desenvolveu o blogue Pintando o Sete, classificado como semifinalista no concurso internacional Fundação Telefônica. Este ano, ela criou o Diário da Galerinha,
que contém o projeto Eu e Você, Aqui e Lá, que parte do livro, do mesmo
nome, da escritora Letícia Möller. As crianças redesenharam o livro,
que trata da vida de um menino brasileiro e de outro, marroquino.
Confeccionaram objetos, tiraram fotografias de momentos do cotidiano
para desenvolver a identidade e também apresentaram uma peça de teatro,
durante visita da escritora à escola e em seminário que reuniu
professores da região.
“Estamos trabalhando na releitura da lenda Negrinho do Pastoreio
e desenvolvendo diversas atividades que vão culminar com a apresentação
de uma peça teatral”, adianta Marli. “Com isso, reforçamos o conceito
do respeito à diversidade, discutimos as questões do preconceito racial,
da história da escravidão e da religiosidade de nosso povo.”
Na etapa de releitura da lenda são realizadas várias atividades, além
da narração da história e da representação da mesma em desenhos. Dentre
essas atividades está o estudo de aspectos que despertam o interesse
das crianças, como a vida das formigas e raças de cavalos. “A cada ano,
as atividades tornam-se cada vez mais significativas, pois o processo de
leitura e releitura é contínuo”, diz a pedagoga Salete Cestonaro
Bongiovanni, diretora da instituição desde 2007. Há 31 anos no
magistério, Salete tem habilitação em séries iniciais, com pós-graduação
em gestão, supervisão e orientação escolar.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Confira o blogue do CE Padre Colbachini
Fonte: MEC
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