Trata-se da formatura da primeira turma de um curso regular de
licenciatura na modalidade a distância na rede estadual.O evento, que
contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo
Barreto, da reitora da Uesc, Adélia Carvalho, e da diretora do IAT,
Irene Cazorla, entre outras autoridades, foi realizado ao vivo, por meio
de videoconferência, para os municípios de Salvador, Alagoinhas,
Barreiras, Guanambi, Itaberaba, Juazeiro, Feira de Santana, Eunápolis e
Ilhéus. Os formandos são participantes do programa de formação para
professores em exercício no ensino fundamental e ensino médio, que
oferece cursos de graduação para os docentes da rede púbica estadual que
atuam em área diferente da sua formação.
“Estamos todos muito contentes com esta
formatura. Trata-se de um esforço feito pela Secretaria da Educação, em
parceria com a Uesc, para o professor, mas também com foco na escola,
visando melhorar a qualidade da nossa educação. Um curso deste nível é
um marco importante porque conseguimos trabalhar a distância com os
estudantes. Queremos, inclusive, ampliar este modelo”, disse o
secretário Osvaldo Barreto.
Vitória – Para Cacilda dos
Santos, professora da Escola Estadual Professora Armandina Marques, em
Salvador, a conclusão é uma grande vitória. “Conseguimos aprofundar os
nossos conhecimentos e, com isso, temos condições de melhorar ainda mais
a nossa atuação em sala de aula com os alunos”, disse a mais nova
licenciada em Biologia.
De acordo com Anuzia Souza, professora da Escola
Estadual Manoel Novais, em Itapetinga, a modalidade a distância
apresentou desafios. “Muitas vezes, temos a ideia de que um curso a
distância é mais fácil, com menos cobranças. Mas isso não aconteceu com o
nosso. Tivemos que ter muita dedicação, muito esforço mesmo”,
considerou.
O projeto pedagógico do curso foi elaborado
levando em consideração as diretrizes curriculares nacionais para cursos
de biologia e os referenciais de qualidade para cursos a distância,
enfatizando a formação docente para o uso didático das tecnologias, e
reconfiguração do espaço escolar, como um ambiente de investigação e
produção de conhecimentos múltiplos.
Fonte: ASCOM/SEC
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