sábado, 27 de outubro de 2012

Etapas regionais do FACE chegam ao final na sexta-feira

Mais de dois mil estudantes de escolas estaduais de Salvador participam da final regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), na capital baiana, na sexta-feira (26/10), às 14h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água. Na ocasião, os alunos de 39 escolas da Diretoria Regional de Educação de Salvador – Direc 1A vão apresentar canções autorais que foram elaboradas com apoio de professores e colegas de classe.
O Face, projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, revela o caráter educativo da música nas escolas da rede estadual. O evento que acontece nesta sexta-feira marca o encerramento das etapas regionais no Estado. Na quinta-feira (25/10), também aconteceram as etapas regionais em Serrinha, Santo Antonio de Jesus e Itabuna. A grande final do Face, com as 15 canções que mais se descaram no Estado, acontece no dia 30 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

face_santoantoniodejesus.jpg
Foto: Ascom/Direc 4
 
“Os projetos são muito importantes para os estudantes porque elevam a autoestima destes jovens e desenvolvem o protagonismo juvenil. Não trabalhamos a música pela música, mas uma música com conteúdo, que contribui para a formação deles”, disse Valdenice Cerqueira, vice-diretora do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto.
O Face, além de reviver os antigos festivais que movimentaram o Brasil décadas atrás, revela a relevância dos contextos escolares no desenvolvimento artístico dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia. O projeto, que tem como princípio valorizar as raízes da cultura brasileira, assegura o direito à arte e à aprendizagem dos saberes artísticos, entendendo a cultura como uma matriz do conhecimento.
Novos espaços – A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, ressalta a importância da realização das etapas regionais. “Os projetos extrapolam as fronteiras das escolas, invadindo praças e centros culturais. Antes, os estudantes não se aproximavam destes espaços. Hoje, são os sujeitos que estão criando e produzindo conhecimento artístico e cultural nos seus municípios”, disse.
Além do Face, também estão sendo finalizadas, neste mês, as etapas regionais do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). Além de estimular o hábito da leitura, o TAL incentiva a produção literária nos ambientes escolares com os objetivos de estimular a produção literária no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais, bem como contribuir para a formação da intelectualidade, abrindo caminhos literários para a participação social. A etapa final do TAL acontece no dia 28 de novembro, no Centro Histórico.

Fonte: SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário